Início » Saúde Sexual » Ciclo menstrual e suas fases: a experiência é a mesma para todas as pessoas que menstruam?
ciclo menstrual fases

Toda pessoa que menstrua vive uma experiência de ciclicidade no seu corpo, na sua mente, nos seus sentimentos e emoções.

Esse processo natural, que é regulado por diversos hormônios responsáveis por conduzir o ciclo menstrual e suas fases ao longo do tempo, é também uma potente ferramenta de autonomia e autoconhecimento, e é sobre este aspecto que falaremos neste artigo.

Você conhecerá o ciclo menstrual, suas fases, seus hormônios, sua relação com a lua e seus arquétipos, que são as simbologias que usamos para exemplificar conceitos complexos.

Além disso, encontrará aqui uma oportunidade de ressignificar positivamente a menstruação, tantas vezes vivenciada por nós como uma experiência que se resume apenas a dor e sofrimento, mas que na verdade é algo muito maior que isso.

O que é ciclo menstrual?

o que é ciclo menstrual

O ciclo menstrual não se resume apenas à menstruação. Ele corresponde, na verdade, à combinação entre transformações cíclicas que acontecem nos ovários e no útero, desencadeadas pelos hormônios no nosso organismo ao longo do tempo.

Os hormônios, por sua vez, são substâncias químicas que atuam como mensageiros, levando sinais de uma região a outra do nosso corpo.

Um ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação, e termina, dando lugar a um novo ciclo, no primeiro dia da próxima menstruação. Dentro deste intervalo nosso corpo passa pelas fases do ciclo menstrual, marcadas por transformações evidentes no nosso corpo, na nossa mente, nossos sentimentos e emoções.

Quantos dias dura a menstruação?

A duração de um ciclo menstrual completo pode variar muito de pessoa para pessoa, de um ciclo para o outro, e ao longo da vida. Neste artigo tomaremos como base um ciclo menstrual que dura em média 28 dias, para fins de explicação.

Mas antes de falarmos sobre o ciclo menstrual e suas fases, vamos falar sobre a importância de compreender o seu ciclo como uma ferramenta potente de autonomia e autoconhecimento.

Leia também: Transar menstruada: 5 dúvidas sobre sexo na menstruação

Qual a relação entre o ciclo menstrual e a autonomia?

relação entre ciclo menstrual autonomia

Nosso corpo é uma expressão pura da natureza. Assim como ela possui a sua própria ciclicidade, como as fases da lua e as estações do ano por exemplo, o corpo biológico das pessoas com útero também responde a uma certa ciclicidade natural.

Somos seres que experimentam ciclos curtos de constantes mudanças e transformações, tanto no corpo físico quanto na nossa mente, sentimentos e emoções.

O bom de se dar conta disso é que percebemos que todo estado de espírito dura pouco e é passageiro. Se hoje é um dia particularmente difícil, em questão de um dia ou dois você pode estar se sentindo completamente diferente, renovada e com novos entendimentos sobre as coisas.

Ciclo menstrual é vida

Nesse sentido, o ciclo menstrual não é algo que acontece com a nossa vida, ele é a nossa própria vida.

Compreendê-lo é como ter um mapa de si mesma em mãos, com muitas pistas sobre o que está acontecendo com você a cada momento. Uma espécie de guia capaz de nos conduzir através do tempo.

Por essa razão, nosso ciclo menstrual e suas fases são uma ferramenta potente de autonomia e de autoconhecimento.

Leia também: Baixa Autoestima: como melhorar a nossa autopercepção?

Porque nos desconectamos da nossa ciclicidade?

ciclo menstrual desconexão ciclicidade

Muitas vezes desejamos que o nosso ciclo menstrual caiba no modelo de vida que adotamos para nós. Modelo este que não raramente é linear, nos exige produtividade constante, desempenho crescente e nenhuma pausa e descanso. Uma ideia de vida que pelo seu próprio conceito já está fadada ao fracasso.

Natureza nenhuma tem compromisso com a produtividade, o desempenho e o crescimento constante. Em toda a sua sabedoria, a natureza é cíclica, tem seus momentos de expansão e de retração. Por isso ficamos furiosas, frustradas e exaustas quando nosso ciclo menstrual, naturalmente, não se adapta a esse modelo de vida mecanizado.

Sintomas de menstruação

Mais ainda do que não se adaptar, nosso ciclo menstrual e as suas fases respondem a ele. Por isso não é incomum que tantas pessoas experimentem dor, desconforto, irritabilidade e outros aspectos negativos em relação a menstruação, por exemplo, que é uma das fases que mais nos demanda recolhimento e introspecção.

A sabotagem da vida moderna na natureza

Nosso corpo está de um lado emanando todos os sinais que indicam sua necessidade de pausa, mas o relógio do capitalismo ocidental, do outro lado, continua girando. A máquina não pode parar. E nisso respondemos para o nosso corpo: fica quieto… pare de sentir… eu preciso fazer a faxina… preencher as planilhas… cuidar das crianças… pagar os boletos! Por que você me sabota, corpo?

autosabotagem ciclo menstrual fases

Esse é um processo cotidiano extremamente desumanizador e violento, porque não exigimos apenas de nós mesmas essa disposição e produtividade constantes, exigimos também das outras pessoas.

Desconexão desumana

Afinal, quantas vezes você já considerou que a trabalhadora doméstica que arruma a sua casa, arrasta seus móveis pesados, cuida das suas crianças, limpa o seu chão ajoelhada… também é uma pessoa cíclica, que menstrua, que tem uma natureza que exige pausa, recolhimento e descanso?

Nos desconectamos da nossa ciclicidade porque ela é inconveniente para o nosso modelo de vida explorador, que exige sua negação e anulação.

Reconecte-se com a sua natureza

Mas quando entendemos que a ciclicidade é a nossa própria natureza, percebemos o quanto seria mais interessante construirmos uma vida a partir dela, ao invés de uma vida onde ela não cabe. Por isso, vamos neste momento compreender com um pouco mais de detalhes o ciclo menstrual e suas fases, iniciando pela sua relação com a lua.

Leia também: O que é empoderamento feminino? Importância e 7 princípios

Ciclo menstrual e fases da lua

ciclo menstrual fases da lua

A maioria das pessoas que menstrua poderá te falar sobre alguma experiência de sincronicidade nos ciclos quando convivendo em proximidade com outras pessoas que menstruam.

Mães e filhes que menstruam sincronicamente, amigues muito próximes, pessoas que dividem a mesma casa.

Mesmo com todas as distrações da sociedade ocidental capitalista, ainda assim, continuamos a vivenciar a experiência de sincronicidade entre os nossos ciclos na atualidade. Portanto, esse fenômeno existe, só não vê quem quer.

Sincronicidade do ciclo menstrual com as fases da lua

Pois bem, a milhares e milhares de anos atrás, pessoas menstruantes perceberam a sincronicidade dos seus ciclos com os movimentos da lua. E até hoje presenciamos a influência da lua sobre as marés, as colheitas e os plantios, por exemplo.

Para muitas pessoas essa relação entre ciclo menstrual e fases da lua pode parecer algo folclórico e recheado de misticismos. Mas o fato é que esse entendimento milenar, que também é uma experiência atual vivida por muitas pessoas, não encontra espaço na narrativa capitalista ocidental e por isso é desacreditada e ridicularizada.

Mas a verdade é que antes de termos relógios, calendários ou outras ferramentas que marcam a passagem do tempo, nós humanos identificamos relações entre nossos ciclos individuais e os ciclos da natureza ao nosso redor.

menstruação lunação ciclo menstrual fases

Calendário menstrual e a relação com as fases da lua

Até o surgimento do calendário gregoriano, aliás, a fase de sangramento do ciclo menstrual não recebia o nome de menstruação (referente ao mês), mas sim de lunação (referente a lua). Tamanha era essa sincronicidade percebida.

Tanto o ciclo menstrual quanto o ciclo lunar são marcados por períodos semelhantes:

  • duram ciclos curtos de cerca de 28 dias,
  • se dividem em 4 fases,
  • possuem cerca de 7 dias para cada fase.

Nesse sentido, é como se o ciclo lunar fosse um espelho do nosso próprio ciclo, e a lua, o nosso reflexo.

Dentro da vida que levamos, é inegável que há muita interferência nessa relação entre ciclo menstrual e ciclo lunar. Talvez nunca sejamos capazes de experimentar a mesma sincronicidade.

Impacto da vida moderna e das fases da lua no ciclo menstrual

Antigamente, a única luz que havia presente na escuridão da noite, era a da lua. Mas a própria energia elétrica trouxe para a noite a possibilidade de iluminação, o que por sua vez exerce influência sobre o nosso sistema hormonal.

Para fins de referência, portanto, exemplificaremos um ciclo menstrual e suas fases considerando que a menstruação ocorre na lua nova enquanto a ovulação na lua cheia. Mas não há nada de errado com você se o seu ciclo não segue essa relação.

Tudo é relativo e cada pessoa vivencia o seu ciclo de uma maneira, portanto não tome as referências dessa explicação como regras para a sua vida!

Leia também: Masturbação Feminina: como ter mais prazer com menos tabu?

Ciclo menstrual, fases e arquétipos

Fase menstrual: lua nova, arquétipo da Anciã

ciclo menstrual fases arquétipo anciã

O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia de todo ciclo menstrual. Essa etapa é marcada pelo desprendimento da camada interna do útero que se preparou mas não recebeu um óvulo fecundado, acompanhada de sangramento.

O que acontece com o corpo?

 

  • Durante esses dias nosso corpo mobiliza muita energia para o processo de expulsão da camada interior do útero.
  • Nosso orifício cervical se dilata e fica menos rígido, permitindo a passagem do sangue.

Sintomas da menstruação na fase da lua nova

 

  • Estamos mais expostas, vulneráveis, e sentimos menos disposição para o mundo externo porque temos um grande movimento interno acontecendo no nosso corpo.
  • Nossas noites ficam mais intensas e os sonhos, mais vívidos.

Introspecção, intuição, renovação da Anciã, Bruxa, Sábia

É tempo de pausa, descanso e recolhimento. Assim como a natureza, na escuridão da lua nova, também está mais recolhida. Os bichos vão para as tocas mais cedo, os pássaros param de cantar mais cedo, a seiva das plantas se recolhe para os caules e raízes.

O arquétipo para esta fase, ou seja, o símbolo que podemos usar para representá-la, é o da Anciã (ou a Bruxa, ou a Sábia). Que é a pessoa que está a serviço apenas de si mesma e não do outro. Que vivencia a potência da introspecção, da intuição e da renovação. Que faz escolhas inteligentes para si e se preserva. Que investe em seus próprios prazeres.

Conecte-se com a potência dessa fase

Existe potência, portanto, nesse período de sangramento do nosso ciclo menstrual. Aprendemos a vivenciá-lo como um momento de dor e sofrimento, apenas. Mas agora você tem ferramentas em mãos para compreender que ele é muito mais que isso.

Nesta fase, predomina o hormônio folículo estimulante (FSH), que sinaliza que o corpo deverá preparar um próximo óvulo para ser fecundado.

Fase pré-ovulatória (ou folicular): lua crescente, arquétipo da Criança

ciclo menstrual fases arquétipo criança

A fase pré-ovulatória é a etapa do ciclo menstrual que tem início no fim da menstruação até a ovulação, e que corresponde a lua crescente.

O amadurecimento do folículo estimulado pelo FSH na fase anterior estimula agora a produção de estrogênio pelo nosso organismo.

O que acontece com o corpo?

 

  • O estrogênio fará com que o útero comece a formar o espessamento de uma nova camada em seu interior, criando as condições para que um possível óvulo fecundado possa se fixar e se desenvolver.

Sintomas da menstruação na fase da lua crescente

 

  • Esta é uma fase em que contamos com uma abundância de energia e disposição física e mental. É um momento de maior inspiração e criatividade, ideal para projetos atuais e novos.

Energia criativa e corporal da Criança

O arquétipo desta fase é a criança, justamente por sua irradiante energia criativa e corporal.

Fase ovulatória: lua cheia, arquétipo da Mãe

ciclo menstrual fases arquétipo mãe

A fase ovulatória representa a fase de fertilidade do ciclo menstrual, onde o óvulo será liberado pelo ovário e se direcionará para o útero.

O que acontece com o corpo?

 

  • O estrogênio em nosso organismo atingirá o seu pico, seguido por uma queda e estimulando a produção de hormônio luteinizante (LH) junto a um crescimento um pouco mais modesto do FSH. Esse processo desencadeará a ovulação.

Sintomas da menstruação na fase da lua cheia

 

  • Muitas pessoas costumam relatar menor oleosidade na pele e nos cabelos durante essa fase, além de um aumento no desejo sexual e na lubrificação vaginal. Essa sensação de estar mais radiante pode estar relacionada aos elevados níveis de estrogênio no organismo.

Fertilidade, criação de vidas e projetos da Mãe

Essa fase do ciclo menstrual é representada pelo arquétipo da Mãe, devido a sua capacidade de fertilidade e criação de vidas e projetos. É um momento de abundância, nutrição, em que nossa energia é muito expressiva e fecunda. Também é a fase relacionada a lua cheia, que também se encontra em seu momento de maior luminosidade no céu. Um bom momento para a colheita daquilo que foi semeado no período anterior.

De maneira ainda tímida, nesta fase tem-se início também a produção do hormônio progesterona, que prepara o endométrio (camada interna do útero) para receber o possível embrião e que favorecerá uma seguinte queda nos nossos níveis de estrogênio.

Fase pré-menstrual: lua minguante, arquétipo da Feiticeira

ciclo menstrual fases arquétipo feiticeira

Caso não ocorra fecundação do óvulo durante a fase ovulatória, nosso organismo seguirá aumentando seus níveis de progesterona e a camada interna do útero se preparará para o desprendimento.

O que acontece com o corpo?

 

  • O aumento expressivo dos níveis de progesterona, por sua vez, favorecem o acúmulo de líquidos por causar retenção de água e sódio nos rins. Por isso a necessidade de se hidratar bastante e evitar a ingestão de sal e alimentos que afetem o sistema inflamatório.

Sintomas da menstruação na fase da lua minguante

 

  • Muitas pessoas vivenciam bastante desconforto físico e irritabilidade nessa fase, a famosa TPM.
  • Nossa energia pouco a pouco começará a diminuir, mas ainda nos encontraremos em um momento de bastante criatividade e inventividade.

Transformações internas da Feiticeira

O arquétipo que simboliza esta fase é o da Feiticeira, que remete a sabedoria para lidar com a cura por meio de ervas e plantas. É um momento de transformações internas no nosso corpo físico e emocional, de descargas energéticas e de renovação.

Assim como a lua com a qual se relaciona, é tempo de minguar aquilo que já não nos cabe mais e nos preparar para o encerramento deste ciclo, dando espaço para o novo que está por vir.

O primeiro dia da próxima menstruação marcará portanto o término deste ciclo e o começo de um novo.

Leia também: Como aumentar a libido feminina: 4 dicas e reflexões cruciais!

Conclusão

ciclo menstrual fases arquétipo feiticeira

Agora que você compreendeu o seu ciclo menstrual e as suas fases, os principais hormônios estimulados em cada momento e o reflexo deles na sua disponibilidade, energia e sensibilidade, fica muito mais simples compreender o quanto a lógica ocidental capitalista da produtividade e do desempenho é um grande atravessamento desses nossos processos naturais. E por sua vez leva muitas pessoas a experimentarem o seu ciclo menstrual como fonte de angústia, frustração e sofrimento. Quando na verdade ele pode ser uma ferramenta potente de autonomia e autoconhecimento.

Não estamos propondo aqui que você jogue tudo para o alto e passe a viver seus dias de acordo com as fases da lua. Sabemos que isso é impraticável para a maioria das pessoas menstruantes.

O convite é apenas para que você olhe para o seu próprio ciclo e estabeleça essa via de comunicação com você mesma, com a sua natureza interna, para passar pelos momentos da sua vida com maior sabedoria sobre si e as suas necessidades. E quem sabe com isso reduzir um pouco o desconforto, a angústia e o sofrimento naqueles dias mais desafiadores.

Que tal continuar a leitura?

comentários

Seja a primeira a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

icone whatsapp