Início » Sexo e Sexualidade » Identidade de gênero: o que é e por que ainda há tanto tabu na sociedade?
identidade de gênero o que é

Gradualmente o Brasil vem evoluindo nas discussões sobre identidade de gênero.

Cada vez mais as pessoas estão se dando conta de que este não é um assunto pertinente apenas aos membros da comunidade LGBTQIA+, mas sim a toda pessoa que compõe a nossa sociedade.

Neste artigo, vamos refletir um pouco sobre o que é identidade de gênero, sobre as definições binárias de gênero, sobre estereótipos e sobre caminhos possíveis para desconstrução do preconceito e aceitação de toda forma de expressão da sexualidade.

O que é identidade de gênero?

o que é identidade de gênero

A identidade de gênero diz respeito a forma como as pessoas se sentem e se expressam no mundo, a partir da sua própria autopercepção, e não a partir de uma imposição externa.

Em nossa sociedade, existe um entendimento (erradamente) comum de que o gênero está relacionado às características dos órgãos sexuais: pênis e vulva. Mas essa é uma visão simplista e binária da ciência médica que precisamos abandonar para compreendermos a real complexidade do que é ser e existir no mundo a partir da nossa própria vivência e autopercepção. Portanto vamos por partes.

Leia também: Mulheres trans: debate sobre sexualidade e transfobia

O gênero imposto no nascimento

identidade de gênero imposto no nascimento

Quando somos bebês e ainda estamos sendo gestadas, é comum que o corpo médico em um exame de ultrassonografia, ou no momento do nascimento, examine os nossos órgãos sexuais e nos atribua um gênero, será homem aquele que tiver pênis, será mulher aquela que tiver vulva.

Dizemos que esta é uma definição imposta porque, nesse momento de nossas vidas, ainda somos incapazes de definir quem somos por nós mesmas.

A partir dessa atribuição imposta será esperado dos membros da nossa sociedade que todas as pessoas expressem comportamentos que estejam em acordo com o gênero que lhes foi designado. E esses comportamento e condutas, por sua vez, não possuem muita margem para autenticidades e singularidades. Também são regras impostas.

Evolução da noção de gênero

identificação identidade de gênero

Quando entendemos que a imposição de gênero nos apresentará possibilidades limitadas de ser e existir no mundo ao longo da vida, tanto para homens quanto para mulheres, começamos a perceber que o gênero, na verdade, é uma construção social, e não um determinante biológico

Construção social da mulher

Trazendo um exemplo bem tosco da realidade brasileira… você percebe que o gênero é uma construção social quando uma mulher, ao operar uma britadeira em uma obra, causa espanto, confusão mental ou piadinhas jocosas a respeito da sua mulheridade.

Construção social do homem

Da maneira análoga, um homem, ao ser emotivo e sensível, poderá ter sua masculinidade colocada em questão. Ou seja, pouco importa seu genital se você não corresponde às expectativas sobre o gênero que lhe foi designado.

Segmentação humana para representar papéis

Gênero, portanto, é uma categoria criada por nós mesmos, humanos, para segmentar outros humanos em grupos sociais e deles cobrarmos papéis, normas e expectativas de comportamento e conduta.

O rompimento com essa noção de gênero é justamente o que nos ajuda a compreender o que é identidade de gênero.

Como somos seres capazes de construir uma autopercepção, ou seja, um entendimento crítico a respeito de quem somos nesse mundo, temos autonomia para concordar ou não com a definição que nos foi imposta.

Leia também: Baixa Autoestima: como melhorar a nossa autopercepção?

A diversidade nas identidades de gênero

identidade de gênero diversidade

Partindo do princípio de que o gênero é construído socialmente, e que as pessoas possuem autonomia para ser o que quiserem, é correto afirmar que existem mais do que duas noções de gênero para além da binariedade homem e mulher.

Nós vamos, portanto, falar sobre quatro tipos principais de identidades de gênero que hoje são muito comuns em nossa sociedade.

Cisgêneres

São as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no momento do nascimento.

Mas atenção: isso não significa que são pessoas que concordam com os papéis de gênero em si. Posso ser uma mulher cisgênero, por exemplo, e ter uma expressão singular da minha mulheridade, com um entendimento mais amplo a respeito do que significa ser mulher e que vai muito além dos padrões machistas impostos, diga-se de passagem, por homens cisgêneros.

Transgêneres

São as pessoas que se identificam com um gênero diferente daquele que lhes foi imposto no momento do nascimento.

Não-bináries

São as pessoas que não se identificam com nenhuma das duas noções binárias de gênero que são impostas. Podem se identificar parcialmente com alguns aspectos da mulheridade e da masculinidade, como também podem não se identificar com nada a respeito delas.

Gênero-fluido

São as pessoas que possuem uma identidade de gênero que flui entre diferentes estados. Ora se sentem mais identificadas com uma noção, ora com outra, ora se percebem parte de mais de uma noção de gênero ao mesmo tempo.

Leia também: O que é sexualidade positiva? Desperte o seu prazer

Identidade de gênero e orientação sexual: são a mesma coisa?

identidade de gênero orientação sexual diferenças

Além da desinformação a respeito do que é identidade de gênero, muitas pessoas também confundem essa característica da nossa sexualidade com um outro aspecto dela, que é a nossa orientação sexual.

Diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual

Diferente da identidade de gênero, que diz respeito a como nos percebemos, quem somos e como nos expressamos neste mundo, a orientação sexual diz respeito a nossas inclinações afetivas. Ou seja, identidade de gênero é sobre a nossa individualidade, enquanto a orientação sexual diz respeito às relações entre pessoas.

E como as possibilidades de relacionamento e afeto entre pessoas são aspectos ainda mais repletos de singularidades e complexidades, existe uma diversidade muito grande de orientações sexuais.

Leia também: Orientação sexual: o que é? Identidade de gênero é diferente?

Como saber a identidade de gênero de uma pessoa?

identidade de gênero como identificar

Em primeiro lugar, por que você precisa saber a identidade de gênero de uma pessoa? Essa deveria ser a sua primeira pergunta.

Muito frequentemente a nossa curiosidade a respeito da intimidade de outras pessoas é uma forma de exotizar as identidades de gênero que subvertem a norma. E isso também é uma faceta da violência.

Em geral, esse tipo de pergunta parte principalmente de pessoas cisgêneros, que se consideram “norma” e, portanto, tratam o outro como o “diferente”.

Curiosidade nada inofensiva

Essa curiosidade, que pode parecer inofensiva, expõe as pessoas a um olhar analisador, como se elas fossem objeto de estudo, e estivessem aqui para suprir nossos entendimentos mal elaborados sobre diversidade.

Portanto, se não existe uma real razão por trás da sua dúvida que vá para além da sua curiosidade, o melhor a se fazer é guardá-la para você ao invés de atravessar os outros com perguntas íntimas e particulares.

Leia também: O que é empoderamento feminino? Importância e 7 princípios

Conclusão

o que é identidade de gênero conclusão

Tanto identidade de gênero quanto orientação sexual são aspectos que fazem parte de um grande guarda-chuva que é a nossa sexualidade.

Embora as diversidades de identidades de gênero existam desde sempre, o trabalho para desconstrução de paradigmas nocivos e da desinformação tem tornado o processo de descoberta e compreensão da própria identidade um processo cada vez menos doloroso para as gerações que estão por vir.

Apesar de todos os revezes e da caminhada a passos lentos, rumamos para uma realidade onde as pessoas não precisarão mais “sair do armário”, porque nunca terão sido presas dentro dele para início de conversa.

E para isso é importante compreendermos que a responsabilidade sobre esse processo de reeducação da sociedade não é apenas das pessoas LGBTQIA+, mas de todes.

Que tal continuar a leitura?

comentários

Seja a primeira a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

icone whatsapp